Dica do Dia

Receita super fácil de bolo pudim

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Arroz com Caranguejo




Ingredientes

250g de carne de caranguejo, limpo

1 cebola grande picada

2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 dentes de alho amassados

sal a gosto

1 ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de arroz (200g)


Modo de Preparo


1. Numa tigela, coloque a carne de caranguejo, metade da cebola, os tomates, o extrato de tomate, o alho e sal a gosto. Misture até todos os ingredientes estarem bem envolvidos.

2. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga  e junte a mistura de caranguejo. Refogue em fogo brando, por cerca de 20 minutos ou até a carne estar cozida.

3. Enquanto isso, numa panela aqueça o óleo e doure aí levemente o restante da cebola. Junte o arroz e refogue demoradamente até os grãos estarem envolvidos pela gordura.

4. Acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente e sal a gosto. Cozinhe em fogo brando, panela tampada, até o arroz começar a secar.

5. Retire do fogo, junte o refogado de caranguejo, tampe a panela e deixe descansando até o líquido secar totalmente.

6. Sirva em seguida.


Dica:. O refogado de caranguejo deve ser feito em fogo brando, para que refogue lentamente.


Variação:. A carne de caranguejo pode ser substituída por carne de siri.


Rendimento:. 5 a 6 porções 


Tempo de Preparo:. 10 minutos


Tempo de Cozimento:. 25 minutos 


Você sabia?

"Segundo Claude d'Abbeville - padre capuchinho - os índios eram grandes apreciadores de mariscos, siris e caranguejos como, mais tarde todos os maranhenses do litoral. Entre os mariscos d'Abbeville elogia o sururu, salientando o seu tamanho e a delicadeza do seu gosto. Entre siris e caranguejos descreve sete variedades. De peixes, cita várias dezenas."

"No Maranhão o caranguejo ganha status, não vêm mais tostados como na época dos índios, mas transformados em tortas que lembram as frigideiras baianas."

"Como limpar o caranguejo - lave os caranguejos, ainda vivos, esfregando-os com uma escovinha para que não sobre nenhuma areia; coloque-os numa panela grande com água fervente, deixe ferver até que a água suba para a borda da panela (o caranguejo muda de cor ficando vermelho); retire do fogo e escorra a água; parta o crustáceo e dê pancadinhas na parte do peito, fazendo com que a carne se solte e facilite catá-la; com o martelo quebre patas e retire a carne; todo esse processo deve ser feito com cuidado para que não venham junto com pedacinhos de casca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário